Pilotos, técnicos em manutenção, militares e comissários: veja as carreiras na aviação

4/4/2017 - Campinas - SP

da assessoria de imprensa 

Na região, 12 cidades possuem cursos práticos e teóricos voltados para o segmento. Profissionais afirmam que, apesar da crise, mercado está aquecido.

O Setor de aviação tem carreiras em diversas áreas, tanto no solo quanto no ar, sendo possível trabalhar como piloto, comissário de voo, mecânico de manutenção, despachante operacional, engenheiro aeronáutico, entre outras profissões, tanto civis quanto militares. Segundo profissionais do segmento, apesar da crise financeira, o mercado está aquecido.

Na região de São Carlos e Campinas, 12 cidades possuem cursos teóricos e práticos voltados para carreiras na aviação civil: Araraquara, Araras, Leme, Matão, Pirassununga, Ribeirão Bonito, Rio Claro, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, Campinas e Americana.

No total, 20 escolas e aeroclubes dos municípios citados estão cadastrados em situação regular na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Na segmento militar, a Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, forma oficiais aviadores. Confira a lista completa das escolas no país.

Pilotos

O curso de Piloto Privado (PP) é a primeira etapa para quem sonha em pilotar um avião. Para a formação, o aluno passará por aulas teóricas e depois um mínimo de 40 horas de voo.

Para obter qualquer uma das licenças e/ou habilitações, é necessário prestar um exame teórico na ANAC.

“Para o caso de piloto privado, o aluno pode estudar como autodidata e depois prestar exame na ANAC. Para piloto comercial e habilitações como instrutor e voo por instrumentos, o aluno deve fazer um curso em escola homologada para depois prestar o exame na ANAC. Em todos os casos recomendamos a realização dos cursos teóricos”, disse Jozue Vieira Filho, presidente do aeroclube de São João da Boa Vista.

Os alunos também devem fazer um exame de saúde, chamado Certificado Médico Aeronáutico (CMA), realizado nos hospitais da Aeronáutica ou em clínicas autorizadas pela Anac. O CMA é necessário para iniciar os cursos.

 
Compartilhe no Whatsapp