Conselho define lista tríplice para governo de SP nomear novo reitor da Unicamp

28/3/2017 - Campinas - SP

da assessoria de imprensa 

Relação é composta pelos candidatos mais votados durante consulta à comunidade interna. Expectativa é de que Geraldo Alckmin confirme o físico Marcelo Knobel na função.

O Conselho Universitário da Unicamp (Consu) definiu nesta terça-feira (28) a lista tríplice que será avaliada pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), para nomeação do novo reitor da instituição. Ela é composta pelos candidatos mais votados na consulta feita à comunidade interna, na primeira quinzena de março: Marcelo Knobel, Rachel Meneguello e Luís Alberto Magna.

A posse do novo reitor está prevista para 19 de abril e a expectativa é de que o estado ratifique o resultado da eleição. Com isso, Knobel, que teve 52,6% dos votos válidos, deverá assumir a gestão de 2017 a 2021. Rachel foi escolhida por 28,7% dos participantes, e Magna, por 13,3% deles.

O nome a ser confirmado pelo estado é o 12º na linha de sucessão que teve início em 1966.

Os outros dois candidatos que participaram da disputam foram Léo Pini Magalhães (4,88%) e Antônio Fonseca (0,43%). No processo houve abstenção de 92,5% dos 28,8 mil estudantes aptos para votar, 12,7% dos 2,1 mil docentes, e 32,7% dos 7,7 mil servidores técnico-administrativos.

Os candidatos

A disputa pelo cargo de reitor da Unicamp opõe propostas antagônicas dos candidatos para aumento da inclusão no ensino e, por outro lado, há consenso sobre a necessidade de ações para equilíbrio das finanças em meio à crise e de aprimorar diálogo com a comunidade interna.

Veja os perfis e as propostas de cada candidato a reitor da Unicamp. Fundada há 50 anos, a universidade é responsável por 8% da pesquisa acadêmica no país e tem 34 mil alunos matriculados em 66 cursos de graduação. Além disso, possui 12% da pós-graduação nacional.

Entrevista

Durante a campanha, o G1 publicou uma entrevista com os cinco candidatos. Clique aqui para ler.

Veja aqui outras notícias de Campinas e região.

Compartilhe no Whatsapp