da assessoria de imprensa
O vereador Ailton da Farmácia (PSD) protocolou nesta semana na Câmara Municipal projeto de lei que tem por objetivo detalhar o cálculo do consumo na conta mensal de cada residência, comércio e indústria de Campinas. De acordo com o PL, a Sanasa ficará obrigada a informar a data da leitura atual e da anterior, bem como os dias de consumo, e a tabela com as faixas de metro cúbico. O consumidor deverá ser informado sobre as tarifas da categoria na qual ele se enquadra.
O PL determina que a Sanasa não poderá realizar leitura com mais de 31 dias de consumo. A medida, diz Ailton, evitará que o consumidor ultrapasse a faixa de metro cúbico, tendo que pagar mais pela conta de água. “Quando a leitura é realizada com mais de 31 dias corridos, pode ocorrer mudança de faixa de metro cúbico. A medida proposta pelo projeto que protocolei evitará que o consumidor pague mais sem ter consumido, de fato, naquela categoria superior a sua”, explica o vereador.
Na atual conta de água e esgoto não consta data mensal específica para realizar a leitura do consumo dos imóveis, somente uma previsão. Desta forma, a Sanasa poderia fazer a leitura em datas que podem prejudicar o consumidor ao ultrapassar os 31 dias e a faixa de volume consumido. “Com o projeto a Sanasa fica obrigada a colocar nas contas um campo de detalhamento, constando as datas de leitura anterior, atual e dias de consumo. Assim o consumidor terá acesso às informações de forma objetiva e clara”, enfatiza Ailton da Farmácia.