da assessoria de imprensa
Cerca de 124 mil passageiros devem passar pelo Terminal Rodoviário Ramos de Azevedo, em Campinas (SP), durante o feriado prolongado do carnaval. Os dados são de um levantamento realizado pela Socicam, empresa responsável pela administração do terminal, e também apontam que a sexta-feira (24) a noite e o sábado (25) pela manhã são os períodos de pico que devem ser evitados pelos passageiros.
O terminal irá receber uma operação especial para atender aos passageiros durante o período, com aumento no quadro de funcionários nas áreas de manutenção e segurança e 20 ônibus extras com o intuito de estender a frota, atendendo ao aumento na demanda. Lojas, praça de alimentação e guichês de empresas de ônibus também farão parte da operação.
Orientações
A Socicam orienta aos passageiros que evitem os horários de pico entre 20h e 23h da sexta (24) e 8h e 12h do sábado (25). Entre esses dias, cerca de 27 mil pessoas estarão deixando a cidade. É importante que o passageiro chegue ao terminal com 1h de antecedência para o embarque.
É importante também que a compra de passagens seja feita com antecedência para evitar transtornos. É possível adquirir o bilhete pela internet no site da Socicam ou da viação em questão. Também é possível comprar com antecedência pessoalmente nos guichês dentro da rodoviária.
Para compras realizadas em agências fora do terminal é necessário retirar a etiqueta com o QR code na bilheteria da viação escolhida para liberar o acesso à área de embarque. É essencial que todos os passageiros, incluindo crianças, apresentem um documento original com foto no momento do embarque.
Adolescentes podem viajar desacompanhados a partir dos 12 anos. Antes disso, somente mediante autorização dos pais ou responsáveis. Mais informações podem ser obtidas no site do Tribunal de Justiça de São Paulo, clicando aqui.
A atenção deve ser redobrada com as bagagens, já que são permitidos 30kg no bagageiro e 5kg na bagagem de mão desde que não interfira no conforto dos outros passageiros dentro do ônibus. As bagagens devem estar identificadas com etiquetas contendo nome completo e telefone do proprietário, facilitando a busca em caso de perda ou extravio.
As remarcações de passagens em caso de desistência ou cancelamento devem ser feitas com no mínimo 3h de antecedência, diretamente no guichê da companhia responsável.