da assessoria de imprensa
Por iniciativa do vereador Permínio Monteiro (PV), a Câmara definiu na noite desta segunda (6) os componentes da Comissão Especial de Estudos que irá mapear possíveis locais para a prática de ecoturismo em Campinas e reunir propostas para fomentar a geração de empregos na área. Com presidência do proponente, a comissão tem como relator o vereador Professor Alberto (PR) e como membros os parlamentares Gustavo Petta (PCdoB), Tenente Santini (PSD) e Vinícius Gratti (PSB).
A finalidade da comissão é permitir debates entre representantes das áreas de turismo, proteção ambiental, rede hoteleira local e educação ambiental nas reuniões para juntos criar um relatório com as principais possibilidades de desenvolvimento de ecoturismo na cidade.
“Reunindo todas essas áreas de interesse, podemos movimentar a rede hoteleira, gerando empregos, atraindo turistas e aproveitando com sustentabilidade as áreas ambientais nas quais nossa cidade é tão rica”, explica Permínio. Campinas tem 18 áreas ambientais protegidas, além de parques e bosques abertos à população para o contato com a natureza, como o Parque das Águas, a Mata Santa Genebra, o Bosque dos Guarantãs, a Floresta Serra d’Água, o Casarão do Jambeiro, a Pedreira do Chapadão e o Bosque dos Jequitibás.
Permínio Monteiro também considera a proposição de um projeto de Lei que regulamente e amplie o reconhecimento e uso sustentável dos bens naturais da cidade, beneficiando campineiros e turistas, como resultado final dos estudos da comissão. A partir de agora, já instituída, a CEE poderá definir calendário de atividades e dar início às ações pretendidas.