da assessoria de imprensa
O vereador Gustavo Petta (PCdoB) fez um alerta na manhã desta quarta-feira (18) quanto à Resolução 01/2017 da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, publicada na semana passada no Diário Oficial, que instaura a obrigatoriedade do alvará de uso de evento para atividades durante o carnaval.
Segundo Petta, a medida é justificável para grandes eventos, mas pode afetar a saída dos tradicionais blocos de rua. “Esses blocos saem de modo espontâneo pelas ruas de bairros e distritos como Vila Industrial, Sousas e Barão Geraldo. A exigência do alvará poderá comprometer a realização dessas manifestações culturais, uma vez que não possuem muitos recursos e não dependem de grande infraestrutura”, disse.
Procurado por alguns blocos, o vereador solicitou reunião com o Secretário de Cultura, Ney Carrasco, para pedir que a resolução não atinja os blocos e cobrar do poder público a garantia da segurança dos eventos. “Os blocos vão sair, com alvará ou sem. O temor é que haja repressão dos órgãos fiscalizadores por conta disso. A Administração deve tratar os blocos de modo diferenciado, pois eles fazem parte da tradição cultural do carnaval de Campinas”, afirmou. A reunião com o Secretário de Cultura está marcada para acontecer amanhã (19).