Tatuador tenta Unicamp após desistir de fazer faculdade: 'Tinha asco disso'

17/1/2017 - Campinas - SP

da assessoria de imprensa 

Caleb Nunes mudou de ideia e presta vestibular pela primeira vez na vida. 
Nesta terça, candidatos fazem provas de geografia, história e matemática.

O tatuador Caleb Nunes já tinha decidido que nunca faria faculdade na vida. Aos 25 anos, o jovem terminou o ensino médio com 23 anos e acreditava não precisar de um curso superior para mostrar conhecimento. No entanto, depois de sair da casa dos pais e ir morar com um amigo em Campinas (SP), o rapaz mudou de ideia e tenta, pela primeira vez, uma vaga no curso de artes visuais da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) para se aprimorar na profissão.

"Pra falar a verdade, eu tinha um asco disso. Sentia que não precisava provar para ninguém que eu sabia, mas aí percebi que fazendo isso eu não estava provando nem para mim. Eu estava fazendo pouco de mim mesmo. Percebi que eu estava colocando expectativas muito baixas e acho que o curso de artes visuais é perfeito para a minha profissão", disse Nunes, que presta a segunda fase do vestibular no campus Swift da Universidade Paulista (Unip).

Por estar na primeira experiência em um vestibular, o jovem afirmou que sentiu muitas dificuldades para estudar. Nunes decidiu se preparar por conta e achou que a principal dificuldade do primeiro dia de provas, realizado no domingo, foi administrar o tempo para fazer as duas redações. "A última tive que fazer em 20 minutos", afirmou.

Apesar da "estreia" tardia no vestibular, o tatuador está confiante para conseguir a vaga na instituição e decidiu fazer faculdade por acreditar que o curso vai complementar a profissão que já tem. "Eu espero potencializar toda a minha arte, meu desenho, minha forma de ver arte. Eu acho que a Unicamp tem muito a oferecer. Acho que a universidade serve para isso. É um local de conflito de ideias, de discussão constante", contou.

Sonho pela medicina
A estudante Natalia Wilcesky Gonçalves da Silva fez o ensino médio em uma escola estadual de Hortolândia e, durante o ano passado, se matriculou em um cursinho para se preparar melhor para o vestibular. Ela tenta uma vaga no curso de enfermagem, mas não pretende desistir do sonho de fazer medicina.

"Tenho o sonho de fazer medicina, mas sei que ainda falta um pouco de preparo. Então eu estou prestando enfermagem e, se passar, vou cursar, já que é uma profissão complementar, e vou me preparar melhor para fazer medicina", explicou a estudante, que também faz as provas na Unip.

Provas
A Unicamp aplica nesta segunda-feira (16 ) as provas de geografia, história e matemática no segundo dia da 2ª fase do vestibular 2017. Foram convocados 15.390 candidatos para disputa de 3.330 vagas em 70 cursos de graduação. Os exames desta etapa terminam na terça-feira (17), com biologia, química e a prova de física. No primeiro dia, domingo, os vestibulandos encararam as provas de redação e de língua portuguesa e literaturas de língua Portuguesa.

Compartilhe no Whatsapp