Unicamp participa do Festival da Lua

16/9/2016 - Campinas - SP

da assessoria de imprensa 

Festival da Lua na China, comemoração no Brasil. A data tradicionalmente festejada no 15º dia do 8º mês de cada ano, segundo o calendário lunar chinês, é momento em que a Lua está mais próxima do Sol. Neste 2016, caiu exatamente nesta quarta-feira (14), quando foram abertas festividades na Unicamp, programadas pela instituição e pelo Instituto Confúcio. Ao longo de uma semana, será realizada uma série de atividades da tradição chinesa.

O professor Bruno De Conti, coordenador do Instituto Confúcio da Unicamp, explicou que nesse dia os chineses comem bolos da Lua (bolos redondos cheios de açúcar, gergelim e especiarias). Pela tradição, esses bolos são cortados e distribuídos a cada membro da família. Se alguém não estiver presente, uma fatia é reservada a ele, em memória da cultura chinesa. Bruno afirmou que na Unicamp “o festival está sendo comemorado entre amigos e a data também marca o nascimento do pensador Confúcio”. 

Bolinhos da Lua foram oferecidos graciosamente aos participantes do evento, que também foram presenteados com palavras do ideograma chinês. O grupo de música chinesa Ensemble Gaoshan Liushui ajudou a atrair público. Guitarra chinesa, flauta Dizi e violino de espiga, tudo escolhido especialmente para integrar o ritual típico. O violino de espiga, por exemplo, de origem mongol, tem apenas duas cordas e o arco fica preso entre elas, conforme Alfredo Rezende, músico graduado pela Unicamp. "É muito prazeroso poder participar de um festival chinês", garantiu Alfredo.

Durante ainda a abertura do evento, houve quatro manifestações musicais e apresentação de um grupo de tai chi chuan. De segunda a sexta-feira (19 a 23 de setembro), haverá uma mostra de filmes chineses no auditório do Instituto de Artes (IA). Serão acompanhados de legenda em português. Também está previsto o Fórum Cinematográfico Brasil-China no dia 22, a partir das 9 horas. “Convido toda a comunidade para conhecer e prestigiar essa programação”, incentivou o professor Bruno De Conti, que é docente do Instituto de Economia (IE). 

Veja os filmes

Monkey King: the hero is back (西游记之大圣归来) - 2015
Diretor: Tian Xiaopeng

Confucius (孔子) - 2010
Diretora: Hu Mei

Mountain Buddah (观音山) - 2010
Diretora: Li Yu

Walk to school (走路上学) - 2009
Diretor: Peng Chen

The Grandmaster (一代宗师) - 2013
Diretor: Wong Kar-Wai

Compartilhe no Whatsapp