ColunistasCOLUNISTAS

Pedro Fagundes de Borba

Autor: Pedro Fagundes de Borba

Divisão do trabalho social

17/3/2024 - Campinas - SP

     Para se fazer sociologia, uma das partes mais fundamentais é entender a estruturação da sociedade e seu funcionamento. A partir disto, consegue-se entender toda uma dinâmica social, a maneira que esta se organiza e, essencialmente, o tipo de vida e a maneira de se viver das pessoas que nela estão. Pois esta é a organização social, a maneira como a sociedade se estrutura e, por consequência, as maneiras que as pessoas podem nela viver. As possibilidades e caminhos são determinados socialmente. Normalmente a pessoa é a continuação de seu meio e espaço social. Mas, mesmo aquelas que não são que fazem um caminho diferente, farão algum dentro da sociedade, pois nela se vive e dela se podem colocar as situações e modos de vida possíveis. De uma maneira ou outra, os mecanismos sociais exercem sua coerção, fazendo com que haja alguma forma de integração social.

    Dentro disto, se tem diversos fatos sociais e instituições que refletem necessidades e organizações sociais diversas, bem como as influenciam. E, nesta lógica, as pessoas da sociedade estão sujeitas a estes fatos sociais. Uma destas características sociais mais marcantes e influentes é a divisão do trabalho social. Tanto por refletir as multiplicidades de funções exercidas socialmente e seus desdobramentos, mas também pela divisão de funções, e como estas atingem diferentes pessoas, levando a processos sociais entrelaçados, mas com lados distintos. Assim, as organizações e fatos sociais mostram seus lados e formas de serem na sociedade, sendo essencialmente uma determinação a partir disto.

     A divisão do trabalho, bem como os demais fatos sociais, não é alheia e nem nulos de influências das ações e decisões humanas, mas não pode ser negado seu caráter coercitivo sobre os cidadãos da sociedade. Pois, se as estruturas sociais são influenciadas diretamente por projetos, mobilizações e decisões políticas, ao entrarem no coração da sociedade, o estado, passam a ter uma forma que se interliga ao mesmo estado, tornando-se, por isso, parte de sua ação e agenda, tendo aspectos estatais que as cobrem e também tendo formas e aparatos do estado para seus objetivos. Porém, mesmo assim, o estado, instituições e organização social em si mesmo são mais determinantes e fortes, influenciando e moldando grandemente os indivíduos da sociedade.   

    E desses fatores, a divisão do trabalho social é um dos mais fortes. Pois dela derivam dinâmicas e mecânicas sociais muito fortes e influentes. A sociedade, estruturada em seus fatos sociais e estruturas, demanda diversos serviços e trabalhos, os quais precisam ser cumpridos. Também muito os cidadãos influenciam esta dinâmica através de suas ações e criações. Porém, em maior escala, são as necessidades e organizações sociais que determinam e fazem o trabalho surgir, para suprir as demandas da sociedade, ou ás dos setores mais fortes.

     Em tal situação, o que se cria é propriamente é uma sociedade baseada em seus fatos sociais e estruturas, cujas necessidades e processos reverberam na divisão do trabalho social, cada uma das funções sendo feitas por pessoas diferentes, com conhecimentos e saberes específicos, que cumprem processos diversos para atender determinados objetivos.

   Por exemplo, um restaurante tem como objetivo, função, servir comida para clientes, que pagarem. Porém, para servir a comida, há uma série de setores e trabalhadores dentro da empresa, desde cozinheiros, fornecedores, administradores, garçons e diversas outras funções. E o restaurante existe baseado tanto no fato de que cidadãos precisam comer, e comem tendo dinheiro, e este, entre outros setores, cumprem esta função. Assim como há outras necessidades, que organizam as pessoas. Restaurantes e hospitais são áreas e funções sociais diferentes, mas se relacionam na divisão do trabalho, pois são duas áreas que reverberam nas funções e fatos sociais. Divisão do trabalho social existe desde setores da sociedade até na organização das funções das empresas.

     Por tudo isso, entre os diversos fatores e organizações sociais, a divisão do trabalho marca um processo bastante forte, a qual determina muito do que ocorre socialmente, baseado na organização e nos fatos sociais. Cobre a maneira com que surgem as necessidades de trabalho, que viram empregos. Tal organização determina muito os modos de vida, pois a vida social só ocorre através dele, dessa organização e determinação. Estamos vivendo dentro desta forma, por ela somos muito influenciando e coagidos, pois a vida se torna possível desta maneira, devido aos aspectos sociais. Dentro dos fatos sociais, estes podem ser entendidos, para ver as melhores formas de se organizar e conduzir socialmente.           

    

 
Compartilhe no Whatsapp